segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Oogênese

Hoje, na aula de de deontolgia, meu querido Prof. Dr. Ricardo Figueiredo não pôde comparecer e mandou alguém que trabalha com ele pra nos dar a aula. A sra. que trabalha com ele, por eu estar tentando estágiar no laboratório do Dr. Ricardo, o Lamofopa, eu já a conhecia. Ela está grávida, não sei ao certo de quantos meses... mas enfim, eu percebi isso já faz algum tempo... e acho que não aocntece só comigo. Eu fico admirada e encantada com mulheres grávidas, parece que elas tem algo a mais, fora um bebê, algo mágico mesmo. Pra quem não sabe a oogênese compreende o o processo que vai desde a transformação de célualr germinativas primordias em oogônio, depois em oóciot 1ª, entradno aí na fase de folóculogênese, que compreence o amadureciento do folículo primário unilaminar até o folículo pré-ovulatório.. depois sai da foliculogênese quando o folículo de Graaf se rompe e libera o oócito 2º, logo ocorre a fecundação até formar o zigoto.
Bem, pelo que eu percebi, toda mulher que já passou por uma oôgenese completa tem algo a mais que as outras, não digo a experiência do ato sexual, não, mas sim o fato de estar gerando outra vida, ter esse "dom", essa "capacidade" ou "poder"... é incrível, eu realmente as admiro.
Talvez seja porque um dos meus sonhos é ser mãe algum dia, não sei... Mas essa mulheres recebem de algum modo, um certa ADMIRAÇÃO por mim. Algumas mais do que outras, mas aí depende inteiramente das atitudes da pessoa e da pessoa em si.








"Eu tô grávida
Grávida de um beija-flor
Grávida de terra
De um liquidificador
E vou parir
Um terremoto, uma bomba, uma cor
Uma locomotiva a vapor
Um corredor

Eu tô grávida
Esperando um avião
Cada vez mais grávida
Estou grávida de chão
E vou parir
Sobre a cidade
Quando a noite contrair
E quando o sol dilatar
Dar à luz

Eu tô grávida
De uma nota musical
De um automóvel
De uma árvore de Natal
E vou parir
Uma montanha, um cordão umbilical, um anticoncepcional
Um cartão postal

Eu tô grávida
Esperando um furacão, um fio de cabelo, uma bolha de sabão
E vou parir
Sobre a cidade
Quando a noite contrair
E quando o sol dilatar
Vou dar a luz "

Grávida - Arnaldo Antunes

http://www.youtube.com/watch?v=HXXZStVFRnU&feature=player_embedded#!

Nenhum comentário:

Postar um comentário